Planejamento: Métodos Construtivos
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Instruções de Operação
- Este formulário registra resumidamente tanto para o Planejamento da Obra como para as Licitações, os Métodos Construtivos que serão empregados.
- Não se trata de ‘Memorial Descritivo’ (a especificação do que será feito) mas a forma mais apropriada de fazê-lo.
- A planilha está em formato de múltipla escolha sendo possível definir mais de uma opção por atividade.
Dica
- Descreva no campo Observações / Detalhes as razões para escolha de determinado processo (ou dimensione) que o relatório ficará mais consistente. Lance quantidades e prazo de execução para isto.
- Use na Biblioteca da Revista EngWhere (menu Engenharia) o texto “Roteiro da Proposta Técnica” para descrever/justificar item a item suas escolhas.
- Este relatório é sugerido para:
a) Fazer parte do Planejamento da Obra;
b) Enriquecer a Proposta de Fornecimento, perante o Cliente;
c) Atender exigências do Edital quanto à Proposta Técnica (neste caso com descritivo);
d) Subsidiar / armazenar / sugerir estudos antecipados de Métodos Construtivos.
- Para alterar a Matriz (que gera novos arquivos) edite o arquivo “…\sistema\MC.eng” para se aproximar do tipo predominante de suas obras.
Outros Métodos Construtivos
Ao planejar estude ou descreva quando for o caso:
a) Estude e defina os equipamentos de elevação, como guindastes, guinchos, guinchos, guindastes, rampas de lançamento, elevadores para o pessoal e materiais, etc. que melhor atenderão a obra;
b) Os blocos aparentes deverão ser adquiridos sempre de um mesmo fornecedor para se evitar diferentes colorações na parede acabada.
Em um mesmo pano não se pode misturar fornadas. Da mesma forma o cimento, que deverá ter sempre a mesma marca.
Em menor grau, a alvenaria não aparente irá também requerer o mesmo fornecedor dos tijolos para se evitar diferença de bitolas;
c) Prefira dotar o canteiro com uma segunda possibilidade de acesso, mesmo que desativado, para eventuais casos de impedimento de um deles; As vias de circulação deverão, na medida do possível, coincidirem com as vias definitivas na obra.
d) Defina a logística da obra: transporte do pessoal, refeições, medicina do trabalho, alimentação do canteiro com água, luz, telefone, etc;
e) Defina se haverá serviços noturnos ou troca de turno. Para as concretagens e serviços de terraplenagem poderá ser vantajosa, mas lembre-se que havendo serviços noturnos, é de lei: deverá acompanhá-los pelo menos uma pessoa de cada setor da administração. E ser mantido veículo com motorista à disposição, para o caso de eventuais acidentes.
f) Providências a serem tomadas caso a obra, por algum motivo, demore a se iniciar:
- Instalar o canteiro, mesmo que provisoriamente, em containers;
- Definir e manter de prontidão os fornecedores necessários para o início dos serviços;
- Idem com os demais funcionários de outras obras da empresa a serem transferidos;
- Planejar a obra com os dados disponíveis.
g) Dimensione e defina o processo de escavações: se mecânica a quantidade e modelos dos equipamentos.
O material escavado, se próprio para o reaterro, deverá ser mantido estocado na obra para isto sempre que possível. O volume necessário deverá ser estimado e o excedente lançado no bota-fora, para não atravancar o canteiro.;
h) Defina quantas linhas de produção haverá na carpintaria e na armação e, em consequência a quantidade de equipamentos necessários (serra circular, corte e dobra de ferragem, etc.);
i) Defina se o concreto será usinado ou rodado na obra;
j) Defina, após estudo de preço, se serão contratados trabalhadores temporários, recrutado pessoal próprio, e quais serviços serão subempreitados.
Lembre-se que caso esteja adotando a troca de turno, ou trabalho em horários extraordinários, a preferência é para à mão de obra local, e reduzir complicações de logística. Caso sua obra não adote troca de turno ou horas extraordinárias, ainda assim dê preferência à mão de obra local, para redução de custos com deslocamentos, alojamentos, e outros.;
k)Otimize recursos
Um dos maiores males nas obras é a disputa por recursos, que reduz a produção, atrasa a entrega final e irrita a todos. Geralmente a causa disto quase sempre é a subdivisão da obra em dois ou mais setores idênticos. A solução para isto, mantendo subdivisões e economizando recursos, é repartir a obra em setores ou frentes afins, interagindo em toda sua extensão, como, por exemplo:
- Terraplenagem, concreto e acabamentos;
- Forma e armação;
- Alvenaria e acabamentos;
- Etc.
l) Defina a madeira que será empregada para confecção das formas da fundação, do andar tipo e de outras peças;
m) Defina o escoramento entre metálico, de madeira, processo ueno, etc;
n) Defina se utilizará vergas e outras peças, moldadas in loco ou pré-moldadas;
o) Defina os protetores de fachada, os andaimes externos e internos, etc;
p) Faça estudos ou esboços do layout do canteiro e suas principais edificações;
q) Defina os locais e dimensione as áreas de estocagem dos agregados, cimento e outros;
r) Dimensione a mão de obra, os equipamentos, as despesas indiretas e os materiais principais utilizados;
s) Faça estudos de viabilidade e custo dos mais significativos itens da curva ABC;
t) Esboce um estudo de riscos do empreendimento;
u) Esboce a rede de precedência para alguns eventos principais da obra;
v) Esboce uma agenda das providências iniciais para o início da obra definindo as responsabilidades;
w) Faça o organograma da obra;
x) Elabore uma matriz de responsabilidade para as principais tarefas e do empreendimento, tendo em vista o escopo dos serviços;
y) Rode o PERT;
z) Realce as principais sugestões, dúvidas levantadas e dificuldades que o planejamento apontou, e ofereça sugestões para reduzir os prazos ou os custos da obra.