IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA: Pen Drive: Instruções ao TI / Administrador do Sistema
Content
Roteiro para Instalação e Operação do Sistema
1. Instale o software em todos os computadores que o usarão (só instale no Servidor se este for utilizá-lo);
- Para instalar clique no arquivo do setup e siga suas instruções.
- Instale primeiramente em seu computador e analise o ERP-TE_Essencial.
2. Lance o pen drive em uma porta compartilhada da rede (todos os computadores que forem usar o ERP-TE_Essencial deverão ter permissão de acesso a esta porta).
- Um pen drive libera simultaneamente todos os computadores da rede (e somente uma rede).
3. Se preferir lance agora o arquivo de senhas (CAT.eng) em uma pasta compartilhada da rede (preferivelmente oculta).
- Este procedimento poderá ficar para depois, com o início da operação e lançamento dos dados. O importante é conhecer as permissões de acesso (no formulário Configurações > Senhas de Acesso)
- Poderá ser conveniente que, no início, todos os interessados tenham acesso total ao ERP-TE_Essencial para que trabalhem em conjunto no cadastramento de dados e nas correções e acréscimos do Plano de Contas.
4. Defina as senhas e as permissões de cada Usuário.
As permissões são para:
- Permissão Secretariado (Expediente, Utilitários, Ferramentas e Configurações);
- Permissão para os Suprimentos e Secretariado;
- Permissão para o Financeiro e Secretariado;
- Permissão para o RH e Secretariado.
5. Promova o cadastramento amplo dos dados.
É conveniente estarem adiantados os seguintes cadastramentos, antes de iniciar o processo;
- Plano de Contas (fundamental);
- Cadastros diversos;
- Normas técnicas da Empresa – Não confidenciais (lançar em formulário próprio);
- Cabeçalhos e rodapés das Planilhas (inclusive logotipos);
- Modelos de documentos;
- Banco de imagens e Biblioteca de Assuntos Gerais do Usuário (iniciados).
6. Defina e deixe lançados em diretórios da rede os bancos de dados padrão em diretório único ou diferentes, por Setor (Suprimento, Financeiro, RH e Secretariado).
Nos Atalhos os bancos de dados estão em caixas de texto com as cores que os distinguem.
Sugestão de Implantação
- Talvez fosse preferível que os setores iniciassem os trabalhos independentemente uns dos outros e se interligassem tão logo adquirissem um domínio da operação do software e do fluxo dos arquivos Matriz-Obra.
- Os cadastros específicos de cada setor permaneceriam nos computadores de cada usuário.
Estudos e Definições da Diretoria / Planejamento
Após a implantação deverão ser definidos:
- Qual o período dos relatórios periódicos (em função das informações desejadas)
- Quais formulários farão parte deles;
- Quais serão individuais (por obra) e quais serão agrupados (para toda a empresa);
- Como será a apresentação (exporta para PDF, Excel, Word e outros softwares do Windows);
- Será incumbência também, junto com o TI, definir ou programar o fluxo dos arquivos Obra-Matriz-Obra, método de envio (e-mail?), data de envio à central de processamento, o responsável pelo processamento, etc., conforme as características da Empresa;
- Os responsáveis pela continuidade dos cadastros e novos lançamentos nos planos de conta que deverá ser único para a Empresa;
- Os responsáveis pelos novos lançamentos e instruções gerais.
Ambientalismo
- Ao estabelecer ações, iniciativas e políticas de gestão levar em consideração a sustentabilidade, a preocupação e a consciência ambiental de seus funcionários.
- Imprimir, para um software que exporta todos os seus relatórios para PDF, Word e Excel, e permite o intercâmbio de bancos de dados entre obra-matriz, é desperdício.
- Faça com que todos (funcionários, clientes e fornecedores) tenham consciência e conhecimento disto.