Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa – Parte 3 / 3
Prof. Carlos Maurício Duque dos Santos
Mestre e Doutorando em Ergonomia pela Escola Politécnica da USP em Engenharia de Produção.
Professor de Ergonomia da UNIP-Universidade Paulista nos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Produção.
Diretor da ABRAPHISET e Consultor de Empresas na Implantação de Programas de Ergonomia para Prevenção das LER/DORT e melhorias da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
mauricioduque@uol.com.br
PARTE 3/3
5. O PROJETO ERGONÔMICO: TIPOS E ABRANGÊNCIA
Apresentamos a seguir, os tipos e abrangência dos projetos tanto no seu enfoque ergonômico tradicional, quanto no seu enfoque ergonômico global.
5.1 Projeto Ergonômico de Posto de Trabalho Tradicionais: nos postos de trabalho tradicionais considera-se apenas os aspectos antropométricos (dimensões adequadas aos usuários de uma determinada faixa de estatura) e os aspectos biomecânicos (posturas, movimentos corporais, esforços físicos, alcances visuais, etc.).
5.2 Projeto Ergonômico de Posto de Trabalho Global: nos postos de trabalho informatizados e automatizados considera-se, além dos aspectos antropométricos e biomecânicos, os aspectos psicológicos e cognitivos no trabalho, bem como, os aspectos operacionais (métodos e processos de produção, softwares, etc.), os aspectos organizacionais (normas de produção, horários, pausas, etc.) e ainda os aspectos ambientais (iluminação, ruído, temperatura, ventilação, qualidade do ar, e etc.). O enfoque ergonômico global funciona como um processo de engenharia simultânea para desenvolvimento do projeto ergonômico, onde tudo se integra e interage.
6. OBJETIVOS DO PROJETO ERGONÔMICO
- Qualquer que seja a abrangência e enfoque do projeto ergonômico do posto de trabalho, estes devem atingir os seguintes objetivos:
- Adequar o posto de trabalho aos limites e capacidades do indivíduo (física, psicológica e cognitivamente).
- Otimizar as condições de trabalho para conquistar eficácia, eficiência, produtividade e qualidade.
- Proporcionar condições para desenvolvimento da criatividade e participatividade dos funcionários/colaboradores.
- Evitar o erro humano, prevenir acidentes e doenças ocupacionais;
- Proporcionar conforto, segurança, qualidade de vida, bem-estar e satisfação no trabalho.
7. CONCLUSÕES
As empresas que tem como meta tornarem-se competitivas para sobreviver no mercado globalizado, devem se utilizar da Ergonomia como estratégia para otimizar as condições de trabalho e diminuir as influências nocivas a saúde física e mental dos funcionários / colaboradores, e também, proporcionar meios para que estes possam ser criativos e participativos em suas organizações.
Os profissionais de Segurança e Medicina do Trabalho, devem se preparar para os problemas do presente e se capacitar para os desafios do futuro, onde a Ergonomia será sua principal ferramenta para integração e interação com os setores produtivos e administrativos de suas organizações.
O projeto ergonômico do posto de trabalho ( tradicional ou global ) será uma necessidade do ponto de vista social ( pois leva em consideração a saúde física, psicológica e cognitiva do indivíduo ), portanto de interesse dos governos; e do ponto de vista econômico ( pois terá meios de produzir mais e com melhor qualidade), o que é de interesse da empresa e dos empresários.
Com a futura ISO 18.000 que trata de Saúde e Segurança, que em breve estará aportando em nosso país, exigirá das empresas um amplo programa de melhorias de condições de trabalho e de qualidade de vida no trabalho, e a Ergonomia, mais uma vez, será utilizada para suprir esta nova demanda, onde o projeto ergonômico do posto de trabalho será o foco central da questão.
Desta forma, a tecnologia ergonômica e o projeto ergonômico do posto de trabalho, deverá proporcionar uma contribuição importante aos governos e as empresas para harmonizar a relação entre o capital e trabalho, e também, será um item de vital importância para a melhoria da qualidade e da competitividade das empresas no mundo globalizado.