A operação do software se divide em 4 pontos principais: 1º Criar um banco de dados, 2º Criar uma composições de preços, 3º Atualizar os preços e 4º Lançar os quantitativos do projeto. Tendo em vista que o primeiro item versa sobre manipulação de arquivos ou operação do Windows e não é matéria para este Demo, que os 2 seguintes habilitam o usuário a criar seu próprio arquivo padrão ou ampliar um existente, o item 4º é a matéria deste capítulo (que subentende estar o arquivo padrão concluído e atualizado, faltando 'apenas' lançar os quantitativos, ou seja, o orçamento propriamente dito).
E, de fato, o lançamento dos quantitativos do projeto consiste-se unicamente em preencher a coluna Quant da planilha, ou então a caixa de texto Quant, em cada composição. As planilhas serão geradas instantaneamente.
Para preencher a coluna da planilha use as setas abaixo e acima para se deslocar entre células e, se necessário, digite F12 para atualizar. Estando a planilha destravada (digite F11 para se certificar) não será necessário digitar F12 a cada mudança de célula.